Seja muito bem vindo(a)

Ficamos felizes em ver você por aqui

Melhor Idade

Mellhor Idade - Saúde / Alimentação

     A maioria chama de "terceira idade", mas o nome mais bonito que já deram para essa fase é "melhor idade"! 

Envelhecer é natural. As mudanças que o corpo sofre durante a terceira idade exigem uma alimentação diferente das outras fases da vida, porém seguindo o mesmo padrão saudável das outras faixas etárias.

     O processo de envelhecimento vem acompanhado de uma série de mudanças na função hormonal, no metabolismo energético e na atividade diária, o que afeta a necessidade de nutrientes na melhor idade.

     Nessa fase, olfato e paladar ficam comprometidos. É comum a pessoa idosa se desinteressar por certos alimentos, até mesmo os mais gostosos. Outra alteração muito frequente na terceira idade é a redução na produção de saliva e a dentição prejudicada. Tem-se dificuldades no processo de mastigação, de deglutição que causam impacto significativo na quantidade e qualidade da ingestão de alimentos.

     A presença de doenças crônicas (Diabetes, Obesidade, Hipertensão, Mal de Parkinson, Cânceres, Anemia...), podem levar a restrições dietéticas que associadas ao uso de diversos medicamentos, reduzem o apetite ou interferem na absorção de vitaminas e minerais. Tudo isso se soma às alterações naturais nos mecanismos de defesa que tornam a pessoa idosa mais suscetível a infecções alimentares.

     Mas é bom lembrar que essas mudanças vão depender bastante do estilo de vida que a pessoa idosa adotou até o momento (também da tendência genética que ele herdou dos pais). Se ele manteve hábitos saudáveis, com certeza vai ser mais fácil envelhecer com qualidade de vida.

     É necessário realizar uma alimentação equilibrada. Comer devagar, mastigando bem os alimentos que ajuda na saciedade, melhora a digestão do alimento e aumenta o aproveitamento dos nutrientes.  Alimentar-se com alimentos bem preparados no mínimo 3 vezes ao dia (café da manhã, almoço e jantar) é essencial. Nos intervalos fazer pequenos lanches com frutas.  

     Os alimentos integrais (grãos, frutas com casca, verduras in natura) fornecem nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo, devem ser ingeridos todos os dias (várias vezes ao dia) e de preferência na sua forma mais natural possível. Aderir ao “Descasque mais, desembale menos” é a melhor opção de alimento que todos os seres humanos devem consumir.

     Um prato colorido é sempre bem vindo. Varie a cor das frutas e verduras ao longo da semana e coma uma opção de cada pelo menos 2x por dia, garantindo, assim, diferentes nutrientes. Frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras: evitam a prisão de ventre e contribuem para proteger a saúde.

     Consuma leite e seus derivados diariamente. Pois possuem cálcio, que atua no fortalecimento dos dentes e ossos. Em relação às carnes, dê preferência às magras, como peixes e aves sem pele. Nas frituras, nada de óleo em excesso! Também prefira os vegetais. E sobre o sal, a quantidade utilizada deve ser de, no máximo, uma colher de chá rasa por pessoa, distribuída em todas as refeições do dia.  Não esqueça de ler os rótulos dos alimentos. Prefira aqueles com menor quantidade de sódio.

     Mais duas coisas essenciais para nossa vida, são os exercícios físicos e a água. Consuma no mínimo dois litros de água durante todo o dia. Pratique 30 minutos de atividades físicas. Movimente-se! Os exercícios físicos melhoram o desempenho do coração, dos músculos e do organismo em geral. É visando essas dicas que o Lar Recanto do Sossego possui cardápio acompanhado por nutricionista, também atividades recreativas e fisioterapia para promover o bem-estar e qualidade de vida dos residentes.

 


Imagens relacionadas

Voltar