Seja muito bem vindo(a)

Ficamos felizes em ver você por aqui

Atendimento Nutricional

Em qualquer idade ter uma alimentação saudável é primordial para a manutenção e recuperação da saúde, porém essa atenção deve ser redobrada com os idosos, visto que enquanto envelhecemos, o corpo vai se modificando tanto externamente quanto internamente... ao longo dos anos as células enfraquecem, músculos perdem força e toda a estrutura corporal sofre alterações. Apesar de ser um processo natural, com alterações anatômicas e funcionais características, apresentam repercussões importantes na saúde e nutrição, muitas delas progressivas, ocasionando efetivas reduções na capacidade funcional. A associação destas alterações ao uso de medicamentos, comum na população idosa, aumenta o risco de má nutrição, além do aparecimento de inúmeras doenças que podem atrapalhar todo o processo de ingestão, digestão, absorção e utilização dos nutrientes ou aumentar a necessidade dos mesmos, comprovando novamente que o cuidado com a alimentação deve ser uma prioridade.

 

 

Consequentemente, o nutricionista exerce função extremamente importante, pois inúmeras alterações fisiológicas, psicológicas e sociais afetam o ato da alimentação, as escolhas e hábitos alimentares dos idosos. Entretanto, seu papel não se limita ao cálculo dos nutrientes e à organização do cardápio. Orientar os funcionários da cozinha sobre o significado afetivo da refeição e a necessidade de zelar também pelos seus aspectos estéticos se faz importante.

 

 

Aqui no Lar, procuro colaborar no planejamento de uma alimentação saborosa, higiênica e de qualidade, promovendo a socialização e o prazer de comer. O cardápio é adaptado de acordo com as restrições alimentares do grupo, ou seja, redução de sal e inclusão de temperos naturais, substituição de açúcar por adoçante, atenção ao consumo adequado de proteínas, estímulo para o consumo de alimentos integrais, incluindo também, frutas, legumes e verduras. 

 

 

Buscamos oferecer uma alimentação balanceada e em condições higiênico-sanitárias adequadas que atendam ao conceito de Segurança Alimentar e Nutricional, com alimentos em quantidade e qualidade suficientes, respeitando a diversidade cultural, social e econômica.

 

 

No trabalho presencial, procuro acolher os idosos, por vezes direcionando-os para o refeitório e acompanhando as refeições. Nesse momento, atento para a aceitação e ingestão dos alimentos... alguns apresentam dificuldade na alimentação, bem como por conta do comprometimento cognitivo, onde alguns necessitam de auxílio ou de um incentivo, enquanto alguns conseguem se alimentar sozinhos. 

 

 

O cardápio é elaborado adotando critérios como qualidade, variedade, quantidade, combinação de nutrientes e sazonalidade dos alimentos, mas é realizado principalmente com a finalidade de ofertar alimentos e não só nutrientes, quando possível acrescentado um prato cultural de alguma região, por exemplo: canjiquinha com carne suína, carreteiro, feijoada, moqueca de peixe,Yakisoba; nos lanches intermediários, orelha de gato, cucas, toucinho do céu, pão com nata e linguiça e outros, com o objetivo de trazer a recordação de memórias passadas e momentos vividos com os familiares.  

 

 

São oferecidas cinco refeições diárias: desjejum, almoço com suco natural, café da tarde, jantar e ceia, sendo que o jantar é algo mais nutritivo, como sopas ou risoto, pois para alguns idosos esta é a última refeição do dia.

 

 

Quando necessário, as dietas especiais são planejadas a partir da avaliação nutricional do idoso e do conhecimento de suas condições clínicas, e podem variar desde uma pequena alteração no cardápio individualmente até uma mudança mais específica, como a consistência e modo de oferta do alimento, além da adição de suplementos alimentares em alguns casos. Estas dietas são importantes para a manutenção da saúde e continuidade do cuidado que entregamos na instituição.

 

 

A avaliação nutricional dos residentes é realizada mensalmente, sendo coletado peso com a finalidade de acompanhar a classificação nutricional.

 

 

Na sequência do trabalho nutricional, acompanha-se a rotina da cozinha, supervisionando e orientando na elaboração das preparações das refeições, higiene pessoal, higiene das verduras, legumes e frutas, do ambiente – equipamentos e utensílios – com o objetivo de evitar contaminação. Além da supervisão do armazenamento dos alimentos, atualização de planilhas de temperatura e coleta de amostras.

 

O estabelecimento é fiscalizado pela Vigilância Sanitária, que nos orienta a seguir as normas estabelecidas.

 

 

Para comemorar o aniversário dos idosos preparamos um bolo, que é servido na última quarta feira de cada mês, onde a equipe da instituição decora o refeitório e canta os parabéns.

 

 

Como atividade socioeducativa são elaborados cardápios diferenciados em datas comemorativas como: Páscoa, Festa Junina, Dia do Idosos, Natal e outras, com o objetivo de os idosos recordarem momentos e memórias vivenciadas e comemorarem essas datas.

 

 

Uma alimentação saudável para idosos propicia maior energia para enfrentar a rotina, além de melhorar a aparência e a autoestima. Quando o corpo está bem, há maior sensação de felicidade, por dentro e por fora.

Voltar